SOMOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NÃO SOMOS MÁQUINAS!
- Claudio Mairan Brazil

- 15 de jan. de 2022
- 3 min de leitura

A saúde pública é feita de pessoas, nós profissionais de saúde não somos máquinas e nem objetos, nem nós e nem os usuários do SUS! Somos feitos de afetos, a história de vida de cada usuário está gravada em nosso coração e aos poucos vamos juntos com eles descobrindo qual a melhor forma de cuidar! Porque o cuidado não pode ser proposto somente por nós, aquele que está em sofrimento precisa ser o protagonista de sua recuperação! É tão bom experienciar cada conquista, cada descoberta! Aos olhos daqueles que acham que a gente é máquina, provavelmente não tem nenhum impacto significativo, mas aos olhos da gente, trabalhador, usuários e familiares cada descoberta, cada conquista faz bem a todas as pessoas envolvidas. A certeza que tenho é de que as pessoas que acham que somos máquinas passarão, mesmo que nós deixemos de existir antes disso, nossos afetos ficarão! Deixamos marcas nos usuários e eles em nós! Simples assim! Pessoas desumanas, gente que pensam que somos máquinas, essas passarão nenhuma desumanidade é para sempre, nem Hitler e Napoleão permaneceram pra sempre! Tudo passará! Tudo passará e os afetos sempre ficarão!
Não somos máquinas, em nós corre sangue o mesmo que corre nas pessoas que procuram nossa ajuda! Tenho certeza que nessa gente que acha que somos máquinas – ou até mesmo engrenagem que se tira de um lugar e põem em outro para remendar uma outra máquina onde faltam peças ao em vez de comprar peças novas - não corre sangue, corre outra coisa... Deve ser algo que desperta neles uma certa força, buscam oprimir e diminuir aqueles que só querem cuidar!
Não somos máquinas em nós corre sangue! E neles o que corre? O que escorre?
Triste são eles! Não nós que mantemos acesos a esperança de poder cuidar dos outros!
Trabalhador da saúde sofre, porque querem que sejamos máquinas e não somos! Somos gente tal qual aqueles que precisam da gente! Mas tem aqueles que querem que sejamos máquinas! Não Somos! Entendam de uma vez isso! Talvez assim ainda exista uma chance de reverem suas práticas! Somos gente! Igual a todos!
Ah, mas aqueles que querem que sejamos máquinas, bom esses não entendem o significado de humanização! Nestes corre algo que cega, que faz com que se achem invencíveis... Neste momento sinto pena dessas pessoas que acham que somos máquinas porque tornaram-se realmente máquinas, sem afeto ou qualquer outro sentimento, lamento...
Vocês podem tentar retirar a humanidade da gente, mas não conseguirão... Nenhum mal permanece pra sempre...
Lamento por vocês gente-máquina! Vocês são máquinas de um sistema perverso! Que bom que não sou máquina e nem aceito ser gente-máquina, feliz de mim e triste de vocês...
Coitados! Pensam que são superiores a nós! No corpo deles o que circula não é permanente! Pensam que são imbatíveis, mas embora ajam como máquinas são mortais assim como nós que somos gente! Queria entender melhor se o que corre nas veias deles corrompe ou se é da natureza deles!
Mas na verdade, o mais importante de entender é que as ações deles apenas legitimam a perversidade e a crueldade... será que pertence estes aspectos a eles? Não sei! Mas deste sistema, com certeza!
Senhores e senhoras máquinas, ainda dá tempo de transformar isso... aprendam a lidar melhor com o que corre agora nas suas veias... Mostrem que ainda resta um pouco de sangue....



Comentários