top of page

A ENFERMAGEM, O ENFERMEIRO (A) E A POLÊMICA DO PRÉ-CÂNCER EM PELOTAS

  • Prof. Claudio Mairan Brazil
  • 25 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

Depois da repercussão da entrevista da sra. Promotora algumas coisas me fazem pensar:

- Por que todo o alarde feito com resultados parciais de uma investigação que até bem pouco tempo ninguém dava explicação nenhuma e o silencio era total? Falavam em segredo de justiça, agora não tem mais?

Sou leigo nas questões de justiça e tenho dificuldade em dar opinião no fazer de outras profissões e, por isso, tenho dúvidas em quem pode quebrar um segredo de justiça, se ele existir: o juiz ou a promotoria?

Outra dúvida: Por que acabou a CPI instalada na Câmara de Vereadores de Pelotas sobre a possibilidade de falcatrua dos exames de pré-câncer em Pelotas?

Pelo que foi divulgado pela imprensa, o foco principal da denúncia feita pelos profissionais, que viviam o dia-a-dia de unidade de saúde, era que não conseguiam entender por que os achados clínicos não eram compatíveis com os achados laboratoriais surgindo então a suspeita de que os exames eram feitos por amostragem.

Hoje, novamente apresentam resultados de uma amostragem e que surgem algumas dúvidas:

- Por que aquele número de amostra foi escolhido? Será que Nunali concordaria?

Outra dúvida agora: e se os exames fossem feitos por amostra o que dizer para uma mulher com metástases que teve seu exame negativo?

E se essa mulher fosse sua mãe, sua irmã ou até você mesmo como você se sentiria? Esse exercício é feito por todo o profissional de enfermagem, porque isso faz parte de sua formação. E as enfermeiras que tiveram a coragem de fazer denuncia foram excelentes alunas e eu tenho o orgulho de ter sido professor delas.

Ah! E antes que alguém que não conhece fale alguma bobagem o exercício que foi referido acima é a empatia.

As enfermeiras acusadas de “deficiência técnica” apresentam o que é a essência do fazer da enfermagem, ou seja, sempre lutar pelo paciente e pela qualidade da assistência.

Quando é dito que o erro pode estar na coleta feita pela enfermagem mostra um total desconhecimento técnico, pois se o material enviado para a análise fosse inadequado seria rejeitado pelo laboratório. E se a coleta fosse malfeita como esses 196 deram o resultado apresentado com toda pompa e alarde? Ou esse material não foi coletado pela enfermagem?

Não acredito que essa denúncia tenha motivação política como alguns querem fazer entender porque na época da mesma nem existiam candidatos a nenhum cargo eletivo.

Aos profissionais de enfermagem, eu rogo que nunca percam a capacidade de indignação frente as injustiças que possam sofrer as pessoas sob nossa assistência, bem como, as inverdades ditas sobre nossa profissão.

Para finalizar quero me solidarizar e parabenizar aquelas colegas enfermeiras, que mesmo podendo ter que enfrentar todo um sistema, não hesitaram em fazer uma denúncia na defesa daquelas mulheres que procuraram a unidade de saúde em busca de uma melhor qualidade de vida. Contem comigo! Estamos juntos e que a justiça possa ser feita sem viés!


 
 
 

Comments


Por Trás do Blog
Procurar por Tags

© 2016 por "Prof. Claudio Mairan Brazil".

bottom of page