top of page

SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO: IMPORTÂNCIA PARA ESSÊNCIA HUMANA

  • Prof. Claudio Brazil
  • 21 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

O homem desde sempre, necessita de seu sentimento de pertencimento para estar acolhido e mais próximo da felicidade. Quando esse sentimento não está presente o indivíduo sofre e, a solidão consigo mesmo ganha força, o mesmo em relação ao outro.

O homem como um ser gregário necessita do grupo para se fortalecer, portanto o sentimento de pertencimento é um dos mais importantes da vida das pessoas e um dos maiores responsáveis pelo seu equilíbrio frente aos demais, bem como pela manutenção de sua saúde mental.

A sociedade atual está mostrando cada vez mais o distanciamento entre as pessoas, através da diminuição cada vez maior das relações interpessoais. Os vizinhos não sentam mais em frente de casa para conversar e tomar chimarrão enquanto os filhos brincam na rua, o que une os moradores de um edifício ou condomínio é só o endereço, porque muitas vezes nem sabem o nome uns dos outros. O que prevalece são os grupos virtuais através da internet um relacionamento frio e sem rosto.

Isso é, evolução! É o progresso! O avanço das comunicações ,mas quando não é usado com devidos cuidados vem as consequências como a nomofobia e a ausência do sentimento de pertencimento. O grupo virtual é totalmente diferente do grupo presencial porque naquele não existe a demonstração do sentimento expresso enquanto nesse o interlocutor pode ver e sentir as reações do outro, enquanto diz te amo ou te odeio.

O sentimento de pertencimento significa trocas! A troca é abrir mão de alguma coisa em benefício do outro enquanto ele tem que ter a capacidade de fazer o mesmo por mim. Tem que ser bilateral ou uma via de duas mãos porque se for unilateral é egoísmo, os mais jovens têm que aprender com os mais velhos que por sua vez tem que continuar aprendendo com os mais jovens.

Em todos os grupos sociais o sentimento de pertencimento tem que estar presente, seja na família, no estudo, no trabalho ou em qualquer lugar na sociedade.

Quando não houver por parte de qualquer um participante do grupo o sentimento de pertencimento, isso dificultara o funcionamento grupal, favorecendo a falta de harmonia, se tornando uma fonte de tensão e não permitindo o alcance dos objetivos como o equilíbrio das relações e a saúde mental dos participantes, entre outros.

A falta do sentimento de pertencimento fará com que a pessoa, ao se sentir excluída, se torne menos tolerante e não colaborativos o que fara com que fique como um elemento de desagregação grupal. A pessoa ao adoecer e necessitar de uma internação ou atendimento em um serviço de saúde, perde muito de suas referências.

Para uma maior possibilidade de sucesso no tratamento o sujeito precisa se sentir acolhido e para isso tem que ter reforçado seu sentimento de pertencimento a esse novo grupo do qual passa a fazer parte. Isso é tarefa primordial do enfermeiro e sua equipe.

Só a enfermagem pode fazer com que o paciente se sinta pertencendo aquele local e ator principal de seu próprio tratamento. Em toda a situação de grupo tem que ser estimulado o sentimento de pertencimento em todos os participantes, o que irá proporcionar a humanização das relações e uma convivência muito mais fraterna entre todos.



 
 
 

Comments


Por Trás do Blog
Procurar por Tags

© 2016 por "Prof. Claudio Mairan Brazil".

bottom of page