PARCERIAS E ENFERMAGEM
- Prof. Claudio Brazil
- 22 de set. de 2018
- 3 min de leitura

No mundo atual a falta de parceria entre os indivíduos esta proporcionando o egoísmo no meio social, as pessoas estão cada vez mais voltadas par si mesmas e muito pouco pensam no outro. Ser parceiro é estar junto, fazer junto, buscar atingir objetivos juntos.
O meu projeto e o projeto do outro somados passam a ser o nosso projeto onde ambos são beneficiados. Parceria é união e sempre que se consegue isso, fortalece as relações e facilita atingir os objetivos propostos por mais difícil que eles possam parecer. É a força da união que faz com que os obstáculos possam ser transpostos. Sempre em conjunto, formando parcerias é que fica mais fácil encontrar soluções para problemas que são comuns. As experiências vividas, quando compartilhadas, potencializam seus efeitos podendo maximizar o que é bom ou minimizar o que não serve.
As pessoas precisam aprender a compartilhar cada vez mais para fortalecerem seus laços sociais, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa e, por consequência, mais saudável. Compartilhar é dividir ou pôr à disposição do outro aquilo que tenho. Pode ser material, mas principalmente o afeto! Isso é a capacidade de entender e participar com o outro e pelo outro.
Em um ambiente de trabalho, quando não houver parceria entre os membros da equipe, o clima fica tenso, não produtivo causando um desprazer para todos e prejudicando o atendimento dos usuários daquele serviço que são a principal razão do mesmo existir. Quando alguém do grupo se isola, não sendo parceiro prejudica o trabalho de todos os demais. Normalmente a autoimagem dessa pessoa está baixa apesar de muitas vezes se mostrar onipotente, para se defender de um meio que ela acredita ser hostil para ela sua baixa autoestima faz com que ela passe a desrespeitar o outro tentando se auto afirmar.
Sente-se ameaçada com a presença de um possível concorrente, com o fazer dos outros e tem muitas dificuldades para sair da sua zona de conforto e crescer com os demais. Seu maior objetivo é boicotar o trabalho dos outros, na enfermagem é fundamental que seja estabelecida sempre a parceria com o paciente. O objetivo maior do profissional é prestar um cuidado de qualidade, enquanto o do paciente é receber um cuidado de qualidade e, quando essa parceria se estabelece, tem como resultado um cuidado de qualidade e humanizado.
Para que a equipe seja capaz de estabelecer essa parceria com o paciente precisa primeiro estabelecer a parceria entre seus membros. É necessário que haja uma cumplicidade entre eles para que, assim, então a equipe possa atuar em benefício do paciente, proporcionando um cuidado humanizado. Cabe ao enfermeiro, como líder da equipe, estar atento a tudo e a todos para que quando houver qualquer alteração de rumo; ele possa fazer a correção para manter intacta a parceria da equipe e, com a equipe, ou seja, precisa ser parceiro de seu grupo de trabalho. Tem que estimular sempre o fazer com qualidade e também o aprender, através da educação permanente e dos grupos de estudos.
A principal parceria do enfermeiro, no entanto é com o paciente, pois esse que é a razão maior do seu fazer e de sua profissão. O paciente sendo o maior interessado em seu tratamento e o profissional usando seu conhecimento cientifico com qualidade irão, através dessa parceria, alcançar um cuidado humanizado e terão maiores possibilidades no sucesso final.
Comments