top of page

Esperança e Enfermagem

  • Prof. Claudio Brazil
  • 7 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

A esperança sempre vem com uma perspectiva de futuro, algo a ser alcançado. Uma espera ativa, uma busca de algo. E diferente, da espera passiva a qual o que mais aparece é acomodação, onde se espera que tudo aconteça mesmo sem nossa participação.

A esperança faz com que o sujeito seja proativo, que ele participe da mudança, seja o responsável pela ação e pelo resultado esperado. Esperança tem o significado de vida. Quem tem esperança tem objetivo, tem um motivo a mais para viver o que contrasta com desesperança pois essa leva a não ter mais motivação para a luta e a pessoa pode se sentir uma morta em vida. Quando alguém comete o suicídio é porque perdeu a esperança, não consegue mais vislumbrar um futuro.

Pessoa com esperança encontra motivo para ser feliz e sentir-se realizado naquilo que faz, qualquer mudança que o indivíduo faça em sua vida é sempre embasada pela esperança de que algo melhor aconteça. A separação entre casais, a mudança de cidade, de emprego, de profissão sempre acontece na esperança de que sejam encontrados momentos de maior felicidade, ninguém muda para ser infeliz.

Pessoas que são infelizes em sua profissão e não têm esperança de mudar é porque não acreditam em seu potencial, na sua capacidade de lutarem pelo que querem e, isso os torna pessoas insatisfeitas e frustradas. Estão em uma profissão que não as deixa feliz, mas não tem coragem de fazer a troca. Falta esperança, falta coragem para lutarem por sua própria felicidade. Na vida, com exceção da morte, nada é imutável basta ter esperança, acreditar e ser feliz.

Fazer enfermagem é sempre ter a esperança de dar uma qualidade de vida melhor para as pessoas. E, quando o fim dessa vida for inevitável, pelo menos tem que ter a esperança de proporcionar uma morte com dignidade.

O enfermeiro para ser um profissional digno da sua profissão, tem que gostar de ser enfermeiro e fazer enfermagem, para não correrem o risco de frustrar as esperanças dos pacientes sob seu cuidado.

Toda pessoa que procura uma instituição de saúde tem a esperança de aliviar seu sofrimento, sua dor e sua doença. O enfermeiro e a enfermagem por serem aqueles que mais estão à disposição do paciente, não podem ser um agente de desesperança e o melhor caminho para que isso não aconteça é quando o profissional gosta do que faz e tem a capacidade de ser empático.

Como profissionais, temos que acreditar cada vez mais em uma enfermagem científica, com muita pesquisa voltada para a população que necessita de seus cuidados, que possa cada vez mais aprimorar o seu fazer e suas técnicas e acima de tudo cada vez mais humanizar sua assistência por ter orgulho de ser enfermeiro, por acreditar no cuidado humanizado. Essa é a minha esperança!


 
 
 

Comments


Por Trás do Blog
Procurar por Tags

© 2016 por "Prof. Claudio Mairan Brazil".

bottom of page