top of page

O ENFERMEIRO E O SEU COMPROMISSO EM RESPEITAR O PACIENTE DO SUS PARTE

  • Prof. Claudio Brazil
  • 21 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

O que é ser enfermeiro? Será que é só se formar em uma Faculdade de Enfermagem? A Faculdade me prepara para que?

Para ser um profissional que valoriza o paciente e vê nele o mais importante de nossa ação ou simplesmente é um cumpridor de ordens de outra profissão?

Ou você vai seguir como diz o art. 14: “são deveres de todo o pessoal de enfermagem: a- Respeitar fielmente as determinações prescritas pelo médico”


Ah senhor juiz! Se o médico prescreve alguma coisa que vai contra a minha consciência e meu conhecimento, eu NÃO RESPEITO FIELMENTE e estou amparado por Lei acho que o Meritíssimo sabe disso.

Como enfermeiro eu estudo e sei sobre indicações, contra-indicações, dose terapêutica, intoxicação, efeitos colaterais e interações medicamentosas, não quero prescrever, mas não vou administrar uma coisa que vai prejudicar o paciente. Quem prescreve que administre! Ou será que isso não acontece? Então vá a algum serviço de saúde que encontrará a resposta.

As pessoas (os profissionais) precisam sair de seus castelos e enfrentarem a realidade, aquilo que acontece no dia-a-dia. Olhem para aquelas pessoas que procuram os serviços de saúde. Escrever algumas linhas é fácil, o papel aceita tudo!

É necessário que todos aqueles de gabinete levantem, um dia que seja, às 4 horas da manhã e vejam, conversem e sintam aquelas pessoas que estão na fila do SUS, sejam empáticos. Cuidem daqueles que chegam, batem o ponto e vão embora.

Meu respeito àqueles que são conscientes e cumprem seus horários, suas obrigações como profissional e como seres humanos que cuidam de todos! Voltando ao início desta reflexão: O que é ser enfermeiro? E aí digo: enfermeiro é aquele que gosta de gente, que respeita o outro, que se coloca no lugar do outro para entender seu sofrimento e que consegue crescer com seu próprio sofrimento. Mas também é aquele que faz ciência, que se especializa faz mestrado, doutorado e pós-doutorado.

É pesquisador, mas é principalmente aquele que fica 24hs por dia junto ao paciente. Ele conhece os amores e os desamores do paciente, identifica todas as fontes de angustia e ansiedades.

O enfermeiro tem sempre que “advogar” pelo paciente, pela Instituição outros “advogam”.

O enfermeiro consciente, além de cumprir seu contrato de trabalho que é sua obrigação, ainda tem que estudar muito e todos os dias porque a ciência e as novidades científicas acontecem diariamente e quem não evolui, com certeza, regride.

Muitos ainda precisam ter mais de um emprego, no qual cumprem a carga horária contratada o que, aliás, é uma obrigação contratual e ética, pois recebem salários aviltantes.

Só para um exercício e refletirem: retirem todo o pessoal de enfermagem dos serviços de saúde. Imagine o Caos....



 
 
 

Comentarii


Por Trás do Blog
Procurar por Tags

© 2016 por "Prof. Claudio Mairan Brazil".

bottom of page