top of page

O ENFERMEIRO, O PRAZER DA LEITURA E O CRESCIMENTO DA PROFISSÃO

  • Claudio Brazil
  • 1 de jul. de 2017
  • 3 min de leitura

Após vencer o primeiro grande desafio que é seu próprio nascimento, o ser humano parte para vida e seu desenvolvimento é marcado por conquistas na busca de sua total autonomia.

A primeira grande conquista vem com o controle dos esfíncteres anal e vesical a partir daí ele começa a assumir os “rumos” de sua vida e de seu ambiente. Os primeiros passos e a posição ereta vão pavimentar seu direito de ir e vir e até mesmo exercitar o livre arbítrio podendo escolher qual lado seguir. A entrada na escola expande seu mundo, saindo do seio familiar e indo para um meio social maior. Com a aquisição de palavras, vocábulos e frases inicia seu processo de comunicação que vai ser aprimorado ao longo da vida.

A capacidade de ler e entender o que está lendo faz com que o individuo abra muitas portas no mundo, faz com que ele possa viajar e viver muitas aventuras e romances, mesmo que não saia do lugar. Aprende a sentir o prazer pela leitura e pode desenvolver este hábito por toda a vida.

Alguns até conseguem juntar as letras e as palavras, mas não entendem o que estão lendo, não alcançam os significados do que está escrito e isso faz a diferença entre aqueles que são reconhecidos em seu meio e aqueles que são só são mais um, apesar de ambos, como seres humanos, terem a mesma importância e o mesmo valor.

O que quero salientar e reforçar é o valor da leitura com o seu entendimento para o crescimento do indivíduo, tanto para si mesmo como para o outro. Portanto desenvolver e fixar o hábito da leitura é de fundamental importância para o crescimento do indivíduo como um todo.

Mas o que isso tudo até aqui escrito tem de relação com o enfermeiro?

Eu diria que tudo, pois o tornar enfermeiro é nascer para vida profissional desde o dia da aprovação no vestibular até o “controle dos esfíncteres” que acontece com o ato da formatura.

Durante a faculdade o futuro enfermeiro aprende seus primeiros passos e balbucia seus primeiros sons e suas primeiras palavras.

Ao vencer a etapa teórica ou o que era chamado de ciclo básico e começar suas aulas práticas ou estágios, aumenta o seu meio e o seu fazer social. Agora o paciente passa a fazer parte da sua vida, sendo quando é ensinado e aprendido, ou não, a importância que o paciente tem para o profissional. Se assim não fosse a palavra enfermeiro não significaria aquele que cuida do enfermo.

Agora ele aprendeu as palavras, vocábulos e frases, ou seja, aprendeu o jargão médico ou o jargão clinico para os mais sensíveis.

Vencida a etapa acadêmica, vem o mundo profissional e a profissão. Agora o indivíduo profissional tem que ler e entender o que está escrito. Nem todos conseguem, uns por dificuldade própria, outros por falta de estímulo ou oportunidade.

Notícias pelos jornais ou pelas redes sociais os quais são os mais lidos pelos jovens atualmente, houve a divulgação de que um enfermeiro administrou uma dose elevada de uma medicação e matou uma criança. A dose foi prescrita por um médico e ele, segundo as suas palavras, percebeu que era elevada mas administrou porque estava prescrita. Com certeza ele aprendeu a ler, certamente também, ele não consegue entender o significado. Ele e a médica são simplesmente mais um nas suas profissões.

Posso afirmar que eles não desenvolveram o prazer pela leitura, porque se assim fosse não cometeriam esta extrema “burrice” e não matariam uma criança.

O mesmo pode se dizer daquela outra criança que por uma medicação administrada por via errada perdeu a mão ou o braço. Se o profissional não sabe fazer a diferença entre uma punção venosa e uma punção arterial, com certeza, aprendeu a ler, mas jamais entende o significado do que leu.

Quando você administra um medicamento você sabe a dose correta? Você sabe o porquê dessa dose? Você Sabe seus efeitos colaterais e quais os cuidados de enfermagem frente aos mesmos?

Você aprendeu a ler e entender o significado, profissionalmente falando, ou apenas lê e executa?

Minha mãe não tem nada a ver com isso...

Vamos refletir e fazer uma enfermagem cada vez melhor, com profissionais cada vez mais competentes que leiam e entendam o significado para o bem dos pacientes e da nossa consciência.



 
 
 

Comments


Por Trás do Blog
Procurar por Tags

© 2016 por "Prof. Claudio Mairan Brazil".

bottom of page