top of page

MOMENTO DE REFLEXÃO

  • Claudio Brazil
  • 29 de jan. de 2017
  • 3 min de leitura

Hoje, 29 de janeiro, estou em uma fase reflexiva e a minha questão principal é: Quem é Cristo?

Antes de qualquer elação, fui criado na igreja Católica, ia a missa todos os domingos até o padre de minha paróquia separar os homens para um lado e as mulheres para outro. Nunca fui a favor dessas separações e parei de ir à missa. Era muito pequeno, talvez tivesse que ter lutado contra isso, mas simplesmente tirei o time de campo.

Quem sabe até por isso que hoje sou a favor do fechamento de hospital psiquiátrico que hoje fazem esta separação onde mulheres e homens não podem conversar e nem ter o mínimo de contato. Mas se a função principal do hospital é tratar e ressocializar o paciente, eu não conheço nenhuma sociedade em que homens caminham em uma calçada e mulheres em outra. Então para que serve estas instituições? Se é para ser assim me junto ao grupo que defende o seu fechamento.

Voltando a questão básica deste texto, pela fé eu sei quem é Cristo, mas o que Ele fez do seu nascimento até os 33 anos? Como foi sua infância? Ele estudou? Em escola pública como eu ou particular como meus netos? Foi um adolescente rebelde como é normal ou não? Se não, por quê?

Será que Ele apresentou o Complexo de Édipo como os demais?

Alguém até pode dizer que Freud “inventou” isso muitos anos depois, mas se Freud descobriu era porque existia. E se existia não era uma criação de Deus?

Eu estou totalmente perdido, não sei as respostas e isso me incomoda, espero a ajuda de vocês.

Não é crise existencial, porque acho que me conheço o necessário e acredito em um Ser Superior que é o grande arquiteto de nossa vida.

E depois de nossa morte, o que vem?

Será que toda a complexidade que é viver seria só por algumas dezenas de anos? E se volto eu começo do zero? Por que não tem nada no inconsciente coletivo que eu me lembre?

Claro que sei que se eu lembrar deixa de ser inconsciente coletivo, mas foi simplesmente uma forma de expressar a ideia, ou seja, por que não trazemos para esta vida o que aconteceu em vidas passadas? Quantas vidas já vivemos antes dessa?

Não haveria uma mistura de acontecimentos? E se houver qual benefício ou prejuízo que teríamos?

E aqueles que põem tudo na conta de Deus? Crianças morrem de fome por que Deus quer? Que Deus é este? É um Deus mau?

Deus me inspira, mas eu tenho que lutar para atingir meus objetivos. Ele não é o culpado pelo meu fracasso. Eu fracassei porque não lutei o suficiente ou estudei pouco para atingir meu sucesso. O meu sucesso depende de meu esforço.

E assim é em nossa profissão! Depois de sua formatura, você continua estudando, lendo para se atualizar e atingir o sucesso? Se não faz isso não inveje os outros que fazem, simplesmente se acomode onde está que é mais fácil e menos dolorido.

Vou tomar uma cerveja para tentar encontrar algumas respostas...

“A fé e a razão constituem como que duas asas pelos quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer, para que O conhecendo e O amando possa chegar também a verdade plena sobre si próprio”. (Introdução da Encíclica do Papa João Paulo II)




 
 
 

Comments


Por Trás do Blog
Procurar por Tags

© 2016 por "Prof. Claudio Mairan Brazil".

bottom of page